
Utilizando métodos criativos no ensino
Por Rafael Costa Teixeira em 06 de Nov. de 2021

Imagem Gerada pela IA do Microsoft Copilot
Com as grandes transformações em nossa sociedade nos últimos anos, os alunos de hoje têm um perfil bem diferentes dos alunos de épocas passadas.
Com o avanço da tecnologia e a internet acessível na palma das nossas mãos, o professor deixou de ser a figura central detentora de todo o conhecimento, e o aluno um ser passivo, desprovido de conhecimentos.
Infelizmente ainda vejo hoje, escolas tentando ensinar usando o método tradicional, e com isso vejo alunos desinteressados pelos conteúdos e consequentemente tendo um baixo rendimento escolar.
Nós como professores, devemos usar a criatividade para elaborar os nossos planos de aula, para motivarmos os nossos alunos.
Para isso devemos nos inserir no universo do aluno, se colocar no lugar dele, ser amigo dele, procurar saber do que eles gostam de fazer, quais os desenhos e programas de TV que eles mais assistem, quais jogos eletrônicos eles gostam, como eles se relacionam entre si, e com base nisso elaborar planos de aulas, utilizando desses elementos para ensinar o conteúdo, e também utilizando diversos recursos além dos livros didáticos, como por exemplo, trechos de filmes e/ou de jogos, recortes de notícias de jornais e revistas, sugestões e dicas de apps didáticos, vídeos complementares na internet, que podem ajudá-los na compreensão do conteúdo, estimular nos alunos a pesquisa e o trabalho em equipe.
Cada aluno é um ser único, provido de diversos tipos de inteligência, alguns com mais facilidades com a linguística, outros com cálculos e raciocínio lógico, outros com mais sensibilidade para a música e sons, outros com inteligência interpessoal que gostam de trabalhar em equipe, e tem o perfil de liderança, outros que são mais naturalistas, entre outros vários outros tipos de inteligências segundo a teoria de inteligências múltiplas do psicólogo Howard Gardner.
Utilizar um método de ensino que contemple, todos esses perfis de inteligências, e diversas mídias de conteúdo, é um trabalho desafiador para o professor, mas que se bem trabalhado, teremos uma melhora na qualidade do ensino, que passamos aos nossos alunos.
Segue um vídeo que fala mais sobre a teoria de inteligências múltiplas:
Qual a sua opinião sobre esse assunto ?