
Como seria se nós estivéssemos em um outro planeta com vida inteligente
Por Rafael Costa Teixeira em 14 de Jan. de 2024

Você já parou para imaginar, como seria se nós seres humanos, estivéssemos em um outro planeta com vida inteligente?
Com certeza esses “alienígenas” teriam uma cultura e um modo de vida totalmente diferente da nossa.
Como nós reagiríamos a isso? Iríamos respeitar a cultura e modo de vida desses povos, ou tentaríamos impor a nossa, e aniquilar a cultura desses povos julgando ser inferior a nossa, assim como os Portugueses fizeram com os índios quando descobriram o Brasil no ano de 1500?
E se fosse ao contrário? e se fossem os ”alienígenas” que nós encontrarem aqui, será que eles respeitariam a nossa cultura, e o nosso modo de vida? ou seríamos nós como os índios do passado?
Uma coisa que aos poucos a humanidade vem aprendendo com os erros do passado nos últimos anos, é o respeito a diversidade com negros, índios, e grupos LGBTQIA+, pessoas com necessidades especiais, entre outros. Não quero dizer que não há ainda preconceitos a esses grupos e outros, mas não devemos negar o avanço que estamos tendo nesse sentido, com várias campanhas de conscientização, graças à constante luta desses grupos para fazerem valer os seus direitos e a suas vozes serem ouvidas.
Hoje quando vejo pessoas andando na rua, dentro de um ônibus, metrô, com o cabelo diferente do que eu estou acostumado a ver, ou com uma ou várias cores diferentes, fico feliz, pois mostra que a pessoa em questão tem um estilo criativo, e até de certa forma, até corajosa, pois muitos tem receio de sair do “padrão”.
Também não quero dizer, que quem tem um estilo de arrumar o cabelo, estilo de se vestir igual a maioria, está errado, longe disso, o que quero dizer é que devemos respeitar o estilo de cada um, tanto o que gosta de um estilo pouco convencional, ou daquele que gosta do estilo adotado pela maioria.
Já fui muito conservador com relação a vestimentas e cortes de cabelo, hoje não mais.
Com a faculdade de licenciatura em artes visuais que estou fazendo no momento que estou escrevendo isso, reconheço a importância de cada cultura, de cada povo, e da individualidade de cada um.
O respeito e a empatia (tentar se colocar no lugar do outro) nos ajudam a enriquecer a nossa cultura e o nosso estilo de vida.